Bibliotecas Participantes

bpe

Biblioteca Pública do Estado do RS – BPE

Atendimento: segunda, das 14h às 19h, terça a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 14 às 18h
Endereço: Rua Riachuelo, 1190
CEP 90010-273 – Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3225-9426 / (51) 3221-7245
E-mail da Biblioteca: bpe.administracao@via-rs.net

Site da Biblioteca Catálogo

A Biblioteca Pública do Estado do RS, criada através da Lei n° 724 de 14 de abril de 1871, foi instalada e aberta ao público em 21 de janeiro de 1877. Em 1915 transferiu-se para a sede atual na Rua Riachuelo, esquina General Câmara. Possui um acervo de aproximadamente 240 mil volumes, dentre eles, enciclopédias, dicionários, almanaques, folhetos, revistas, jornais diários e locais para leitura no local, livros que abrangem as várias áreas do conhecimento humano, das ciências exatas à arte e filosofia, passando pela literatura nacional, estrangeira e regional. Além disto, possui também acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual. No setor de Multimeios, possui DVDs e CDs didáticos para consulta no local ou empréstimo entre bibliotecas. Para as pesquisas científicas e escolares, a biblioteca mantém um setor de estudos e pesquisas, com recortes, folhetos e materiais diversos de atualidades.

Serviços:

– Acesso ao catálogo manual e on-line por títulos, autores e assuntos;
– Acesso gratuito a internet e e-mail;
– Empréstimo domiciliar de livros, mediante cadastramento;
– Elaboração de fichas catalográficas. Informações: (51) 3224-5045;
– Leitura e pesquisa local;
– Orientação à pesquisa bibliográfica;
– Orientação para registro do Direito Autoral e ISBN;
– Pesquisa em documentação referente ao Rio Grande do Sul;
– Impressões em Braille, para pessoas com deficiência visual;
– Digitalização de documentos e impressão mediante o pagamento de taxa;
– Programação cultural variada;
– Visitas guiadas, mediante agendamento pelo fone: (51) 3224-5045.

Bibliotecários(as):

Morgana Marcon (Diretora) – CRB10/1024
Cristina Alice Anselmo Gomes – CRB/10/1015
Idená Alencastro Santos – CRB10/1026

Notícias

FEE lança Atlas para a comunidade escolar: cartografia com informações completas do RS

No próximo dia 06 de junho, a Fundação de Economia e Estatística lança um produto inédito no país direcionado a estudantes e professores. É o Atlas FEE, uma síntese de informações relativas ao Rio Grande do Sul baseada nos principais indicadores utilizados nas pesquisas da FEE, quer sejam produzidos por ela, quer por outras instituições, traduzidos para a linguagem escolar e utilizando a cartografia como principal recurso didático. O material disponível online (atlas.fee.tche.br) permite difundir um maior conhecimento sobre o RS em seus aspectos físicos, como a hidrografia e o clima; político-institucionais (delimitação dos municípios e suas múltiplas regionalizações); econômicos (com destaque para o PIB e o PIB per capita); sociodemográficos (expectativa de vida, urbanização, escolarização, entre outros); e ambientais. Clique AQUI para saber mais.