Bibliotecas Participantes

bpe

Biblioteca Pública do Estado do RS – BPE

Atendimento: segunda, das 14h às 19h, terça a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 14 às 18h
Endereço: Rua Riachuelo, 1190
CEP 90010-273 – Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3225-9426 / (51) 3221-7245
E-mail da Biblioteca: bpe.administracao@via-rs.net

Site da Biblioteca Catálogo

A Biblioteca Pública do Estado do RS, criada através da Lei n° 724 de 14 de abril de 1871, foi instalada e aberta ao público em 21 de janeiro de 1877. Em 1915 transferiu-se para a sede atual na Rua Riachuelo, esquina General Câmara. Possui um acervo de aproximadamente 240 mil volumes, dentre eles, enciclopédias, dicionários, almanaques, folhetos, revistas, jornais diários e locais para leitura no local, livros que abrangem as várias áreas do conhecimento humano, das ciências exatas à arte e filosofia, passando pela literatura nacional, estrangeira e regional. Além disto, possui também acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual. No setor de Multimeios, possui DVDs e CDs didáticos para consulta no local ou empréstimo entre bibliotecas. Para as pesquisas científicas e escolares, a biblioteca mantém um setor de estudos e pesquisas, com recortes, folhetos e materiais diversos de atualidades.

Serviços:

– Acesso ao catálogo manual e on-line por títulos, autores e assuntos;
– Acesso gratuito a internet e e-mail;
– Empréstimo domiciliar de livros, mediante cadastramento;
– Elaboração de fichas catalográficas. Informações: (51) 3224-5045;
– Leitura e pesquisa local;
– Orientação à pesquisa bibliográfica;
– Orientação para registro do Direito Autoral e ISBN;
– Pesquisa em documentação referente ao Rio Grande do Sul;
– Impressões em Braille, para pessoas com deficiência visual;
– Digitalização de documentos e impressão mediante o pagamento de taxa;
– Programação cultural variada;
– Visitas guiadas, mediante agendamento pelo fone: (51) 3224-5045.

Bibliotecários(as):

Morgana Marcon (Diretora) – CRB10/1024
Cristina Alice Anselmo Gomes – CRB/10/1015
Idená Alencastro Santos – CRB10/1026

FEE lança nova ferramenta gratuita: o Monitor da Economia Gaúcha (MEG)

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou, nesta terça-feira (24/10), a ferramenta  Monitor da Economia Gaúcha (MEG). Trata-se de uma ferramenta inovadora, 100% desenvolvida pela FEE e utiliza a plataforma tecnológica de código aberto Shiny, garantindo o acesso e uso da ferramenta de forma completamente gratuita para toda a sociedade gaúcha. Em uma interface gráfica amigável, o Monitor da Economia Gaúcha consolida e sistematiza diversos indicadores sobre a economia do RS, dando uma visão panorâmica sobre a conjuntura econômica atual. Para saber mais, clique AQUI.