Bibliotecas Participantes

225x113-emater

 

 

 

 

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS

 

Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Rua Botafogo, 1051 – 2º andar
CEP 90150-053 – Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 2125-3160
E-mail da Biblioteca: biblioteca@emater.tche.br

Site da Instituição  Site da Biblioteca Catálogo

A Biblioteca da EMATER/RS-ASCAR conta atualmente com um acervo de 140.000 títulos. A cobertura dos assuntos dessa coleção atende às áreas da Extensão Rural bem como assuntos correlatos. Nesse acervo são encontrados com maior recorrência os temas como: agroecologia, desenvolvimento rural, métodos participativos, agricultura sustentável, administração rural, planejamento, dinâmica de grupo, economia, estatística, direito, política agrícola, reforma agrária, sociologia, educação agrícola, agroindústria, veterinária, zootecnia, botânica, horticultura, floricultura, solo, ecologia, nutrição, saúde pública, lazer, artesanato, entre outros.
Essa coleção apresenta-se em vários formatos como livros, folhetos, periódicos, DVD, mapas, documentos empresariais e CD-ROM distribuídos nas seguintes áreas de informação:
• Biblioteca Central com acervo voltado aos produtos, aos projetos e às áreas correlatas à Extensão Rural no Estado;
• 11 Unidades Regionais de Documentação com acervo voltado para os produtos e projetos específicos e pertinentes desenvolvidos em cada região do Estado;
• 7 bibliotecas dos Centros de Formação
• 492 Estantes Básicas Municipais com coleção básica, cujos componentes forneçam respostas imediatas às necessidades da equipe técnica local e às necessidades da comunidade rural de cada município.

Serviços:

– Consulta local;
– Empréstimo entre bibliotecas;
– Alerta eletrônico de novas aquisições;
– Normalização das publicações institucionais;
– Catalogação Internacional nas Publicações Institucionais;
– Intercâmbio de publicações entre bibliotecas agrícolas e instituições de ensino e pesquisa;
– Visitas orientadas;
– Encontro Dinâmico com a língua Portuguesa.

Bibliotecários(as):

Cleusa Alves da Rocha – CBR 10/2127
Felipe Chagas Tedesco – CRB 10/2157

Notícias

Aplicativo da FEE disponibiliza dados sobre o potencial poluidor da indústria de transformação e extrativa do RS

Os indicadores de potencial poluidor da indústria no Rio Grande do Sul apontam para uma tendência de aumento do risco ambiental no período 2002-2015, com crescimento tanto da dependência das atividades poluidoras, quanto do volume de produção potencialmente poluidora. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) e trazem indicadores do potencial poluidor da indústria de transformação e extrativa no estado do Rio Grande do Sul, referentes ao período de 2002-2015. Os dados estão disponíveis no aplicativo InppVis que apresenta os indicadores de forma interativa e dinâmica possibilitando a visualização e análise dos dados, com comparações entre unidades geográficas, em tabelas, gráficos e mapas. Permite tanto a realização de pesquisas rápidas na base de dados, quanto download.  Os resultados podem ser para o Estado como um todo, assim como para os municípios gaúchos, microrregiões, mesorregiões, aglomerações urbanas, regiões metropolitanas ou serem agrupados pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Para saber mais clique AQUI.